Quem é Maria l O Rosário l Aparições l Novenas l Orações l Devoção do Mês l Artigos l Imagens l Links l Home


O Terço

O Terço é uma das devoções mais queridas de Nossa Senhora
Aparecendo em Fátima, ela pediu aos pastorzinhos:
"Meus Filhos, rezemos o TERÇO todos os dias".

 

Como rezar:

Inicie fazendo o sinal da Cruz:

Pelo sinal + da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, + Nosso Senhor, dos nossos + inimigos. Em nome do Pai, e do Filho, + e do Espírito Santo. Amém.

Oferecimento do Terço

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.

Em seguida, segurando a cruz do rosário ou terço para atestar nossa fé; em todas as verdades ensinadas por Cristo, reza-se o CREDO:

Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso, donde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Terminado o CREDO, presta-se HOMENAGEM à Santíssima Trindade com um Pai-Nosso, três Ave-Maria e um Glória-ao-Pai.

A primeira Ave-Maria em honra a Deus Pai que nos criou; a segunda, a Deus Filho que nos remiu; e a terceira, ao Espírito Santo que nos santifica. Em cada Mistério se reza um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, um Glória-ao-Pai e as seguintes jaculatórias:

Jaculatórias:

As jaculatórias são pequenas frases que se podem repetir, e às vezes são como pequenas afirmações com uma resposta que a confirma. A intenção das jaculatórias é apenas a de ter presente o pensamento na oração. São tiradas quer da tradição oral da Igreja quer da Bíblia, usualmente dos Salmos.

As jaculatórias seguintes são aquelas que habitualmente se dizem entre os mistérios do Terço, e estão pela ordem com que são rezadas.

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo
Como era no princípio agora e sempre , Amém.
 
Ó Maria concebida sem pecado,
Rogai por nós que recorremos a vós.
 
Oh! meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno,
Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
 
Doce coração de Maria
Sede a nossa Salvação.
 
Meu Deus eu creio, adoro, espero e vos amo,
Peço-vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.

Mistérios:

Mistérios da Alegria ou Mistérios Gozosos (segunda e sábados)

Mistérios da Luz ou Mistérios Luminosos (quintas-feiras)

Mistérios da Dor ou Mistérios Dolorosos (terças e sextas-feiras)

Mistérios da Glória ou Mistérios Gloriosos (quartas e domingos)

Agradecimentos

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos Liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e para mais vos louvar vos saudamos com uma:

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro nos mostrai a Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó Clemente, ó Piedosa, ó Doce, sempre virgem Maria.

V. Rogai por nós,Santa Mãe de Deus,
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

®2005 - Todos os direitos reservados l Desenvolvido por Karina Melo