Quem é Maria l O Rosário l Aparições l Novenas l Orações l Devoção do Mês l Artigos l Imagens l Links l Home


Artigos
________________________________________________________________________________________________________
Ícones da Virgem Maria

A origem e a utilização da palavra Ícone é muito antiga, vem do grego, e faz alusão a uma imagem com um sentido sagrado implícito.

O ícone tem como finalidade nos auxiliar na oração, entendendo-se por oração o relacionamento de uma pessoa com Deus, quando se fala com Deus como se fala com um amigo ou pessoa que amamos.

 

O ícone da cidade de Vladimir - é um dos mais antigos ícones milagrosos da Mãe de Cristo. Em meados do século V este ícone foi transportado de Jerusalém para Constantinopla e no século XII foi enviado pelo patriarca da Igreja para a cidade de Kiev., para ser entregue ao Grande Duque Yuri Dolgoruki e colocado no mosteiro de Novodevichi na cidade de Vischgorod. Em 1155 o Grão Duque de Vischgorod, André, viajou para o norte, levando consigo o ícone milagroso da Virgem. Durante a viagem, eram celebradas missas de graças no caminho e aconteciam milagres. Nas margens do rio Klazmi, os cavalos usados no transporte do ícone teimavam em não sair do lugar em que estavam. O grão Duque batizou este lugar de Bogoliubovo construiu aí 2 igrejas de pedra, numa das quais foi colocado o ícone. Em 1160, no dia 21 de Setembro, este ícone foi transportado para a cidade de Vladimir e colocado na igreja do mesmo nome. Desta data em diante, passou a chamar-se ícone da Nossa Senhora de Vladimir. Desde 1395 encontra-se em Moscovo, na catedral de Uspenskii, no lado esquerdo da entrada do altar. Este ícone tornou-se muito conhecido graças aos seus inúmeros milagres. À sua frente eram abençoados para assumirem o trono os czares russos e eram escolhidos os Metropolitas (os principais regentes da igreja). A data para a celebração deste ícone é 8 de Setembro e também 3 de Junho - (pelo novo calendário); por ocasião da defesa de Moscovo do ataque de tártaros vindos da Crimeia em 1521, o seu líder ficou aterrorizado pela visão miraculosa de um poderoso exército a postos para defender Moscovo do ataque.

 

 

Ícone da Virgem Maria da cidade de Kazan - Em 1579, uma menina de 9 anos de idade, de nome Matrona, cuja casa paterna desaparecera durante um incêndio nesse mesmo ano, sonhou com a imagem da Mãe de Cristo e ouviu uma voz dizendo que ela deveria ir buscar este ícone, que se encontrava nos escombros da casa incendiada. O ícone foi encontrado embrulhado num tecido antigo debaixo do fogão da casa destruída.Estava enterrado, provavelmente desde a época do domínio dos tártaros na cidade de Kazan, quando os fiéis eram obrigados a esconder a sua fé. O santo ícone foi com júbilo transferido para a igreja mais próxima -a igreja de S. Nicolau., e posteriormente para a catedral da Anunciação (Blagovechenskii) onde se consagrou pela cura de cegos. Deste ícone foi feita uma cópia fiel e enviada ao czar Ivan IV (o Terrível). Em homenagem à aparição deste ícone foi fixada a data de 21 de Julho - pelo novo calendário para sua celebração.

®2005 - Todos os direitos reservados l Desenvolvido por Karina Melo