Quem é Maria l O Rosário l Aparições l Novenas l Orações l Devoção do Mês l Artigos l Imagens l Links l Home

 

Artigos
__________________________________________________________________
Apresentação de Maria

Os Evangelhos não dizem nada a respeito da infância de Maria. Contudo, à luz de tudo o que conhecemos, intuímos que também a infância e a adolescência da Mãe de Deus deveriam ter sido momentos importantes, totalmente assinalados pela graça divina e pela resposta generosa a ela.

O que fica escondido, porém, pode-se apenas imaginar! E foi o que fez o autor do Protoevangelho de Tiago, um escrito apócrifo do II século, onde se narra que, na idade de três anos, Maria foi acompanhada ao templo por Joaquim e Ana, a fim de que “a menina não volte atrás e o seu coração não se entretenha com algo fora do templo do Senhor”. Assim se lê: “O sacerdote a acolheu, abraçou-a e abençoou-a exclamando:O Senhor Deus magnificou o teu nome em todas as gerações. Em ti, nos últimos dias, o Senhor manifestará a sua salvação aos filhos de Israel.’ E ele fez a menina sentar-se no terceiro degrau do altar e o Senhor Deus infundiu sobre ela a sua graça e ela começou a dançar... E regressaram os seus pais cheios de admiração, louvando e glorificando o Senhor Deus porque a menina não tinha voltado atrás. E Maria morava no templo do Senhor, alimentava-se como pomba e recebia o alimento da mão de um anjo”. ( Textos Marianos do primeiro milênio, I.pp.868-869).

Por trás da fantasia da narração pode-se entrever uma clara mensagem que, aliás, é a festa da Apresentação: o coração de Maria sempre esteve voltado à vontade de Deus. A informação histórica que introduz o dia 21 de novembro na liturgia das Horas diz de fato com precisão: “Neste dia..., celebramos juntamente com os cristãos do Oriente a dedicação que Maria fez de si mesma a Deus já desde a infância, movida pelo Espírito Santo, que a encheu de graça na sua Imaculada Conceição”.

 

Fonte: Boletim O Arcanjo, Ano 1, n° 15, novembro de 1999.

 

®2005 - Todos os direitos reservados l Desenvolvido por Karina Melo